fbpx
Alto da Glória: 41 3203-5007 | Bacacheri: 41 3117-7168 | Centro: 41 3356-4490

3 cuidados essenciais com a barba para mantê-la saudável

cuidados com a barba

Os cuidados com a barba estão presentes na rotina diária do homem moderno, afinal, se no passado ter uma barba longa e volumosa era sinal de descuido e falta de higiene, hoje os barbudos ganharam o respeito e admiração da sociedade, mas não é fácil mantê-la saudável e a falta de atenção pode gerar problemas mais sérios.

Justamente por isso é que muitos homens separam alguns minutos do seu dia especialmente para os cuidados com a barba, ela exige atenção especial, já que está em contato direto com a poluição presente no ar, o suor nos dias mais quentes, pedaços de alimentos e umidade.

Seja você um barbudo das antigas ou um homem que pretende começar a deixar a barba crescer, é fundamental saber que se você não tiver cuidados com a barba é impossível que ela seja saudável. Fios enrolados, ressecados, aquela sensação ruim ao tocar, coceira, caspa, queda excessiva de fios… Tudo isso é reflexo da falta de cuidados.

Pensando nisso é que separamos para vocês três dicas essenciais para ter uma barba de respeito. Por isso, se você quer cuidar melhor da sua, ou pretende entrar para o time dos barbudos, se liga nessas dicas:

1 – Você precisa dedicar alguns minutos todos os dias

Os fios se expõem diariamente a sujeira do ar, ao calor, suor, umidade e pequenos pedaços de alimentos. Portanto, é necessário cuidar dela todos os dias. Existia um mito que dizia ser errado lavar a barba com frequência pois isso poderia danificar os fios.

O ponto verdadeiro dessa história é que no passado não existia uma preocupação tão grande com a higiene da barba. Por isso, poucas pessoas compravam produtos exclusivos para ela. Assim, o contato em excesso com shampoos ou sabonetes convencionais poderia sim danificar sua barba.

Entretanto, hoje com a popularização da barba, com os produtos adequados, é necessário realizar diariamente a higienização. Separe alguns minutos do seu dia para lavar a sua barba e secar de forma adequada. Depois disso, aplique os produtos necessários.

2 – Para cuidar realmente da sua barba é necessário comprar produtos exclusivos para ela

Como já comentamos, é preciso também usar produtos exclusivos para os cuidados com a barba. Os convencionais que você tem em casa podem agredi-la, por isso é que tantas marcas lançam shampoos, óleos, gel modeladores, balms, cremes, pentes e outras opções criadas para os barbudos.

Acontece que a característica dos fios na região é muito diferente do cabelo, no que diz respeito a estrutura dele, a raiz e até mesmo o contato do local com o mundo externo. É por isso que não devemos misturar as coisas. Assim como você não usa um sabonete para limpar o cabelo, não é indicado também para sua barba.

Se você quer melhorar o visual da sua barba, a hora é agora, afinal é fácil encontrar produtos exclusivos. Para a hora do banho, antes ou depois de barbear, para protegê-la ao sair de casa, para hidratar antes de dormir. É possível encontrar tudo isso, basta procurar a marca da sua preferência.

3 – A saúde da barba está diretamente relacionada à saúde do seu corpo

Por fim, uma dica que parece boba, mas faz toda a diferença. Muitos homens reclamam da saúde da sua barba. Dizem que os fios crescem enrolados, sem um padrão, que ela não tem brilho. Eles tentam entender o que causa isso, mesmo com tanto cuidado.

É nessa hora que é válido lembrar que a barba é só mais uma parte do seu corpo. Alguns hábitos simples podem fazer toda a diferença nessa hora. A sua alimentação, por exemplo, pode influenciar bastante. Alimentos ricos em vitaminas, nutrientes e colágeno podem interferir diretamente na saúde dos fios.

Entre para o time dos barbudos e seja feliz

Nunca esteve tão na moda ter uma barba grande e volumosa. Ela representa modernidade e está presente no rosto de muitos homens importantes. Os cuidados com a barba a mantém sempre saudável. Dessa forma você poderá finalmente se unir ao time dos barbudos.

Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais com seus amigos barbudos e contribua para acabar com esse estigma de que homem não se cuida!

Não esqueça de conferir nossos outros posts, que sempre são publicados em nossa página do Facebook.

Leia também: 7 curiosidades sobre barba na história do mundo que talvez você não conheça